segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nunca é fácil, mas bem que poderia ser

Well we know where we're going
But we don't know where we've been
And we know what we're knowing
But we can't say what we've seen
And we're not little children
And we know what we want
And the future is certain
Give us time to work it out
-
We're on a road to nowhere, come on inside
Taking that ride to nowhere, we'll take that ride
Feeling okay this morning, and you know
We're on a road to paradise, here we go, here we go
(...)
There's is a city in my mind, come along and take that ride
And it's all right, baby it's all right
And it's very far away but it's growing day by day
And it's all right, baby it's all right

Road to nowhere - Talking heads

Ontem, na Flip, David Byrne (vocalista da banda Talking Heads) falou de forma um pouco modorrenta sobre urbanismo e projetos sustentáveis. O autor acaba de lançar o livro"Diários de bicicleta" (ed. Amarilys), que nada mais é que uma compilação de relatos escritos em diversos estilos sobre suas andanças no mundo em cima de duas rodas.
 Muita coisa foi discutida-  por exemplo, a inutilidade dos estacionamentos,- e um clipe, feito pelo autor, compositor e cantor foi apresentado no início da mesa. No vídeo caseiro havia cenas clássicas, extraídas de filmes, com pessoas andando de bicicleta.
Afirmo, como boa pedaladora que sou, que foi emocionante, porque a liberdade e a leveza que se tem ao andar de bicicleta deve ser próxima a que se possa ter ao voar. Talvez seja por isso que defenda tanto o ensino dessa prática gostosa. Qualquer artifício que faça nossa vida mais leve, mais divertida, mais prazerosa, que nos tire um pouco da dureza da realidade vale a pena. Afinal, nunca é fácil. Mas bem que poderia ser.

Uma das cenas lindas do vídeo. Merece ser vista, imaginada e, talvez, porque não, praticada (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969):


2 comentários:

VW Nonno disse...

essa cena é emblemática de toda uma geração. Principalmente pq ela segue uma cena muito sexy se não me engano com Robert Redford. Um filme bandido, tb, como Bonnie and Clyde. E uber charmoso. Agora, me desculpe. A cena mais linda de bicleta é do E.T. Não há mais linda. E nela a biclicleta efetivamente voa! Merece outro post, com ela. Afinal quem não voou com os meninos e chorou baldes?

Dissolvida disse...

Lindo vídeo! mas concorco do a Vivian que a cena mais linda de bicicleta é sem dúvida do E.T.Choro até hoje toda a vez que eu vejo.