Foi melhor mesmo remarcar. O cancelamento do compromisso sagrado de quinta-feira não tinha sido uma boa ideia, mas, diante do estresse, não havia opção. Por conta disso, na sexta acordei e fui ao salão ainda com tremeliques do ataque apoplético do dia anterior, em plena rua Gonçalves Ledo. Pedi um corte de cabelo à la Anna Karina, pintei as unhas de verde cintilante fosco. A lista de afazeres era tão extensa que mesmo esses mimos não fizeram com que o nó na boca do estômago se desfizesse. Imagens de praia e Inhotim surgiam o tempo toda na cabeça: "Preciso de férias", pensei em voz alta, acordando o senhor que dormia ao meu lado no ônibus. Não lembro bem o que falei, e nem como relatei os fatos, passou rápido, digitei freneticamente algumas mensagens para as amigas, na saída, e fui ao cinema sozinha. Escolhi a fileira G, sem critério algum, devia estar erotizada e pensei no ponto, sei lá, talvez, por que não? Não houve bala, nem pipoca e muito menos chiclete. Estava atrasada. Fiquei lá, quieta, sucumbida na minha poltrona número 7, durante aproximadamente duas horas e meia, até um boicote sistêmico, quase ao final, me acometer e eu começar a respirar lentamente mentalizando as palavras do pai nefrologista de um ex-namorado: "Quando você sente vontade, sua bexiga aguenta 10 vezes mais". Sai melhor do que entrei, "o mundo vai acabar. Todavia, ok". Peguei um ônibus e saltei na única locadora que presta nesta cidade malandra. Selecionei um argentino, um russo e um dinamarquês, que permanecem aqui me olhando. Preparei meu famigerado couscous, conversei com as amigas (sócias, de infância, de vida, do rock, de escola, novas aquisições e algumas velhas também) que foram chegando, pouco a pouco. Havia gim, vinho e canudos de flamingo. Cada uma contou um relato mais escabroso de suas vidas amorosas-sensuais-afetivas, e, puxa, não tá fácil mesmo. Ninguém lembra como acabou e quem foi a última a ir embora. Naquela noite, acredito, ficamos mais amigas umas das outras.
Como disse, ninguém lembra como acabou, mas eu lembro que acordei e estava um dia lindo de sol. Meu cachorros me fitavam querendo passear, e fui com eles. Ao longo dia me enfurnei dentro de um texto onde o tradutor pirou, e só sai de lá quando um amigo me confirmou uns ingressos para uma peça sobre a qual tinha que escrever. Ele não foi, mas J. foi comigo e celebramos a vida com um mix de potinhos. Perdi o show de hardcore de bandas cariocas que já acabaram, mas comemorei o sucesso com um copinho d'água no pós show. No fim de tudo, pela manhã seguinte, fui tomar banho de mar tal qual uma sessão de descarrego junto com E., que não come biscoito globo, mas rouba suplementos culturais de jornais paulistanos da amiga aqui. Celebramos nossos 24 anos de amizade dentro do Zona Sul. O resto do dia voltei para meu amigo francês-tradução-enfadonha, e imersa fiquei, até um convite para jantar surgir, com aquela que habita minhas profundezas coronarianas. Disse adeus para Dr. Jekyll and Mr. Hyde e agradeci por tudo. É o que me lembro de ter acontecido.
Hoje a semana começou, e acho que vou guardar este fim de semana na caixinha dos bons fim de semanas a serem lembrados. Com pitadas de ficção, porque ela é sempre necessária, e algumas omissões que são fundamentais na vida, foi assim o desenrolar de sexta à domingo. E foi assim também, que eu olhei à minha volta e vi que, como eu, tem muita gente cansada de ficar sonhando sozinha.
5 comentários:
fins de semana assim nos fazem lembrar as coisas boas da vida, e perceber que apesar não estar fácil para ninguém não estamos sozinhas. devemos repetir a dose de amigas, pink flamingos, couscous e gin tônica, alivia a alma e traz leveza.
amigas mais que nunca! te amo.
sorte que você não teve que ressuscitar cachorros :)
Julia, eu tirei fatos como ter que cortar um pedaço de cabelo porque fiquei presa no bíquini ;)
Flor Bel
adorei o final de semana também. Para guardar.
Beijos
gê.
É Belzoca, nós pessoas não praianas passamos por esse tipo de situação constrangedora e surreal quando decidimos ir a praia! hahahahahhahahah Mas seu cabelo continua lindo!!!
Postar um comentário