segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A solidão entrou pela varanda - capítulo I: Carência Virtual

O que não falta na atualidade são maneiras de se comunicar com alguém. Já houve os tempos áureos do mIRC, do ICQ, do MSN, o Skype sempre correu por fora, o Facechat busca seu lugar ao sol, e o Gtalk continua nas primeiras paradas de sucesso quando pensamos em janelinhas pipocantes. Se pensarmos que ainda existe o telefone, o celular,  o nextel, o e-mail, as cartas tradicionais, e até mesmo o fax, o teletrim e o telegrama, não haveria motivos para utilizarmos tanto bate-papos virtuais. Em verdade vos digo que só quem amou, esperou e interpretou um nick sabe como uma bolinha verde (foquemos no Gtalk), um "oi"singelo e um "você por aqui" despretencioso podem desencadear uma produção de seretonina para uma semana inteira.  Que é impossível ser feliz sozinho todo mundo já sabe, mas que falta faz um xodó virtual é coisa recente, e não é que o virtual substitua o real, pelo contrário, ele só proporciona aquela ansiedade de conhecer e se interessar por uma pessoa em doses homeopáticas e caseiras. O que só quem passa por isso sabe, é que quando encontramos o charlador ao vivo, a intimidade da escrita desaparece e só conseguimos agradecer ao fato de a pessoa ali na sua frente existir em carne e osso,  não ser um spam (existem relatos controversos, no entanto)

No capítulo de hoje da microssérie intitulada "A solidão entrou pela varanda", como suprir sua carência 2.0 com atendimentos on-line.

(ao desbloquear o cartão Riocard)

Bem vindo ao nosso chat seguro Por favor, aguarde a resposta de um atendente. Você é o número 10 na fila. Seu tempo de espera será de aproximadamente 51 minuto(s) e 57 segundos. 
Obrigado por aguardar.

(10 minutos)

Você está agora em chat com 'pablo_ramos'.
P: Olá B.! Estou a disposição para responder suas dúvidas sobre os  serviços da Fetranspor. Como posso lhe ajudar?
 B: Bom dia, Pablo. Solicitei meu Riocard, retirei ele na agência Itaú, mas não consigo desbloqueá-lo. Gostaria de saber como proceder.
P: Clique em Pedidos -- Consultar pedidos pagos --Desbloqueio
B: Pablo, posso te chamar assim? para mim não aparece esta opção. Será que tem como eu mandar um print screen da minha tela para você dar uma olhada?
P: Sim, senhora B, pode me chamar pelo primeiro nome, e não, não é possível mandar arquivos para esta central de atendimentos.
B: Pablito, tem problema te dar um apelido? gosto de apelidar as pessoas com quem converso. Definitivamente não acho essa opção aqui.
P: Senhora B, isso não é uma conversa, é um serviço protocolado, a senhora deseja tomar nota do seu número?
B: Do seu número, Pablito?
P: Não senhora B, do seu número de atendimento, caso a conexão caia.
B: Humm, me passa seu número, mas vou logo avisando que do lado de cá nenhuma conexão cai! hahahahah
P: 009978654932
B: Anotado. Onde paramos?
P: A senhora está com dificuldades de desbloquear seu Riocard pré-pago expresso.
B: É verdade, estou mesmo.
P: Vou acessar o sistema e ver se consigo fazer isso para a senhora. Ficarei alguns minutos sem me comunicar, mas estou aqui.
B: Positivo, Pablito. Câmbio.
(2 minutos)
B: Pablito, tá ai? este fim de semana vi um filme francês que acho que você ia gostar... falava sobre pessoas tímidas. Te acho meio tímido, mas na verdade posso estar enganada. Ando investindo muito no francês, até comecei a ler Em busca do tempo perdido, mas se bem te conheço, e eu acho que sim, você curte mais os argentinos, está no seu nome. Todavia, está um dia lindo lá fora e minha vontade mesmo era de andar de bicicleta.
P: Senhora B, seu cartão foi desbloqueado com sucesso. Mais alguma dúvida?
B: Blito, que maravilha! Como vamos celebrar essa conquista? O céu é o limite, andarei de ônibus como se não houvesse amanhã! Vou te mandar uma música que eu adoro do Animal Collective, conhece essa banda?
P: Obrigado, senhora B. tenha um bom dia.
B: Puxa, você já vai? Alguém tem que levar a sério o trabalho aqui, né? Até mais, Blito, nos falamos mais tarde. Um beijo.

A Fetranspor agradece a preferência.

3 comentários:

VW Nonno disse...

eu é que agradeço, chorei de rir.

Julieta disse...

chorei de rir também (logo, não sou um spam)!!

Dissolvida disse...

maravilhoso, super, e engraçadíssimo!